quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil





A sociedade catarinense tem manifestado inconformidade diante do evidente aumento da violência e uso de drogas por adolescentes e, muitas vezes, por crianças.

Essa realidade nos leva a reconhecer que, nestes 20 anos, não fomos capazes de utilizar adequadamente o Estatuto da Criança e do Adolescente para a finalidade para a qual foi concebido: sua efetiva proteção. 

A questão é extremamente complexa e requer cuidadosa abordagem. Soluções simplistas, como redução da maioridade para efeitos penais, não resolvem a questão e trazem consequências ainda piores. 

Também é equivocada a idéia de que o trabalho tem o condão de afastar crianças e adolescentes da violência (como autores ou vítimas) ou da droga (como usuários ou traficantes). O Trabalho Infantil cresce, paralelamente a essas mazelas sociais. 

Em Santa Catarina de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, em 2008, foram diagnosticados 165.003 e, em 2009, 186.272 crianças e adolescentes no trabalho (aumento de 12,89%).

O FETI/SC criou este BLOG buscando maior efetividade na discussão de estratégias conjuntas envolvendo órgãos e parceiros regionais e locais que compõem a rede de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. 

Uma das necessidades prementes apontadas nas últimas reuniões realizadas em novembro de 2010 é a efetiva identificação e inscrição cadastral de todas as crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidades social e de trabalho infantil.

Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil

Um comentário:

  1. Muito bom Artigo! direto e oportuno.

    Carlos Correa
    - Blog Mensagens Edificantes ( www.carloscorreacesar.com ) &
    - Portal Edificante ( portaledificante.blogspot.com.br )

    ResponderExcluir